LITERARTE LETRAS ! ARTE CULTURA E COMUNICAÇÃO

quarta-feira, novembro 28, 2012

Filled Under:

Líderes religiosos, o narcisismo e o teatro como esclarecedor de ideias.

Em dias que alguns líderes religiosos se exasperam e se entregam a uma discussão constante em busca do poder, esquecendo-se que às suas sombras estão ovelhas que diante de tantas acusações sentem-se desorientadas e perdendo a fé, bom seria que viéssemos refletir um pouco sobre o narcisismo daqueles que conhecem a palavra de Deus e mesmo assim parecem preocupados apenas com o seus status nesta terra.Diz a bíblia que uns pregam por inveja, outros por cobiça, outros por vaidade e assim por diante... Será que hoje em dia não estamos vivendo diante de alguns que precisam pensar sobre o narcisismo?Pensando sobre aqueles que buscam glória para si mesmos, um dia escrevi a peça intitulada “Aplausos para Jesus!” onde o seu protagonista certa noite, invade um culto numa determinada congregação e interrompendo o pastor,pede a atenção de todos para si e, em seguida implora ardentemente os aplausos dos fiéis; e é justo aí que, diversos personagens bíblicos entram na história assegurando a ele que o único pastor digno de aplausos neste mundo é “simplesmente Jesus de Nazaré”.A ele pertence toda honra,toda glória e todo louvor pois como disse o salmista no salmo 24 “Do senhor é a terra e a sua plenitude,o mundo e os que nele habitam...”Então se do Senhor é a terra,não precisamos de pastores fazendeiros ou coisas do tipo que parecem preocupados apenas com sua ostentação.
Anselmo Gomes

Aplausos para Jesus! Cena 14.


Apenas a voz de Nefasto, vindo do camarim.
—E para quê o senhor quer umas palminhas senhor Narciso?
Narciso. (Deparando-se com Nefasto que já está atrás dele).
—Para quê?Digamos que para elevar a minha autoestima, que por sinal, anda tão baixa... Aliás, todo homem que se preza, merece uma recompensa o senhor não acha?
Nefasto. (Falso).
—E que tipo de recompensa?
Narciso. (vaidoso).
—Ora, o que é uma recompensa?O reconhecimento de algo que se fez em toda uma vida. Pois de que vale aplaudir um morto como essa gente faz com Jesus?
Nefasto. (Sorriso irônico).
—É o senhor tem razão seu Narciso, mas o que o senhor já fez para desejar tanto ser aplaudido?
Narciso. (Peito estufado, muito garboso).
—Eu? Ah, já fiz muitas coisas, muitas coisas... Visitei os presídios, cuidei de muitos doentes, contribui para o criança esperança, ajudei os orfanatos, as creches, preguei o evangelho, dei muitos dízimos e ofertas na igreja, lutei pelos aposentados e pensionistas do nosso país; organizei passeatas pela paz... Causas nobres meu caro, causas nobres!
Nefasto. (Meio irônico).
—E por isso o senhor quer ser aplaudido?
Narciso. (Bem convencido).
—Não!Isso é só o começo!O começo de uma caminhada coroada de glórias...
Nefasto. (Irônico).
—Ah, então além dos aplausos o senhor quer mais alguma coisa?
Música. Celebridade.
(Ar celebre).
—Claro. Quero o meu nome nas primeiras páginas de todos os jornais, a minha foto estampada nas capas das melhores revistas do mundo, a minha história publicada como um grande best-seller em todos os idiomas deste planeta, produzida também num filme

Acima a foto do ator Anselmo Gomes que doou todo o seu talento para viver um de seus grandes papeis,o impagável Narciso.Um personagem marcante que vai do drama a comédia  e vice x versa com tamanha naturalidade e que consagra esse grande ator na sua  forma brilhante de interpretação como uma  figura inesquecível que sabe conduzir toda uma plateia ao choro e a gargalhada  numa instância de segundos como se isso fosse apenas um passe de mágica.

Tony Caroll

2 coment�rios:

  1. Essa peça traz a realidade do sistema religioso que acontece nas igrejas hoje!Parabéns Tony por essa brilhante obra!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tony,

    parabéns pelo excelente artigo, realmente é uma ótima peça, muito impactante!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.Ele será muito importante para nós.