LITERARTE LETRAS ! ARTE CULTURA E COMUNICAÇÃO

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Filled Under:

Grupos teatrais: Efetivos ou Temporários?

Porque temporários e não efetivos?

Efetivos: São aqueles grupos que se enquadram dentro do ministério teatral, recebem incentivos e trabalham por tempo indeterminado dentro das suas igrejas.

Temporários: São aqueles pequenos grupos que se reúnem apenas em ocasiões especiais com o intuito de apresentar algo referente a uma data importante.

Grupo teatral

Datas importantes ou apenas oportunidade para mostrar alguma coisa?

Sendo que: Para os grupos efetivos, uma data importante como, por exemplo, a páscoa é uma grande oportunidade de apresentar um bom trabalho onde atores, diretores, assistentes têm como objetivo principal trazer em evidência toda máxima de um longo tempo trabalhado onde, principalmente o elenco de atores, entra em cena com bastante preparo como boa expressão vocal, corporal, facial, capacidade de memorização e de trabalhar a memória emotiva e, etc.

Enquanto que: Para os grupos temporários uma data importante é apenas mais uma data onde apresentar um bom trabalho torna-se algo muito enfadonho, pois toda uma equipe montada de última hora não tem o que trazer em evidência, pois para aqueles que nunca praticam teatro toda e qualquer forma de expressão desconhecida contribui para que apenas pessoas se apresentem sem nenhum personagem.

O evangelismo através do teatro não deve ser apenas tentativas inúteis.

Por essa razão diante de muitas tentativas “inúteis” de evangelizar através do teatro é preciso pensar em algum tipo de investimento e, a primeira coisa a se pensar seria na efetivação de grupos que não se apresentassem apenas para elaborar um trabalho em algumas ocasiões, mas sim, em grupos que estivessem sempre prontos para mostrar bons trabalhos durante todo o ano. E isso se faz com exercícios constantes dentro de práticas e teorias.

Pequenos temas,grandes oportunidades.

Para um grupo efetivo, qualquer tema por menor que seja é uma oportunidade de apresentar um grande trabalho; enquanto que para um grupo temporário, um tema por maior que seja sempre será uma oportunidade de transformá-lo em algo qualquer sem nenhuma visibilidade.

Uma peça de teatro bem elaborada dentro de uma igreja nunca será aquela em que um grupo temporário, formado as pressas tenha como objetivo principal; “Decorar um texto” e sim aquela em que um grupo efetivo tenha o enorme prazer em montar um bom trabalho e colher os seus frutos que serão não somente aplausos, mas também muitas almas!

Tony Caroll.

0 coment�rios:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Ele será muito importante para nós.