LITERARTE LETRAS ! ARTE CULTURA E COMUNICAÇÃO

quarta-feira, maio 01, 2013

Filled Under:

O narcisismo interpretado por dois grandes atores

Algo gratificante para qualquer autor é ver a sua criação tomar forma,se encher de vida e explodir diante de uma plateia,provocando risos,aplausos e tudo aquilo que se resuma na empatia entre personagem e espectador.

E assim veio Narciso cheio de graça e pretensões de chamar atenção das pessoas para um assunto que está diante de todos nós mas que nunca investigamos “O narcisismo”,algo tão explicito em muitos que se apresentam como salvadores da pátria e se engalfinham numa luta pelo poder talvez apenas pelo desejo de serem reconhecidos como grandes e merecedores de glórias.

Alguns só faltam pedir aplausos,um trono para sentarem-se e o título de Deus.E isso,Narciso sem nenhum tipo de pudor acrescentou para despertar um público e dizer a ele a quem realmente pertence todo louvor.



O que diferencia um do outro?


Não importa como Narciso nos tenha sido apresentado até hoje ou será futuramente mas aqui ressaltamos o talento desses dois excelentes atores que se encheram de garra para assumir esse papel.Anselmo Gomes e Dener Borges;ambos que de forma magnifica deram a ele nuances muito notáveis construindo um grande personagem e causando muito impacto.

Anselmo Gomes com maestria e muita propriedade já vinha a algum tempo nos apresentando um Narciso muito irreverente e despreocupado com as suas origens e Dener Borges no último domingo de Páscoa nos surpreendeu de forma grandiosa com um outro Narciso bem diferente e cheio de estilo.Ambos porém em se tratando de dedicação,entusiasmo e talento foram mestres na arte da interpretação. 

Anselmo Gomes nos apresenta um Narciso bem hilário,aquele homem sem nenhuma preocupação que subestima a inteligência do povo sem se importar com a ideia de que alguém possa investigá-lo;o que ele quer mesmo é enganar,iludir e trazer para si muita admiração,algo que lhe dê algum retorno financeiro.

Enquanto Dener Borges se parece mais com aquele homem muito formal que acredita na sua capacidade de persuasão estuda muito para não cair  em alguma contradição, e para isso se prepara muito para estar diante das pessoas mostrando uma sabedoria muito bem trabalhada.

Anselmo Gomes mostra-nos um Narciso bem descontraído que acredita na comédia e no riso e que qualquer argumento seja o bastante para tirar proveito das situações enquanto Dener Borges se deixa envolver pela seriedade e a auto convicção de que todo e qualquer esforço ainda é muito pouco para enganar as pessoas e tirar proveito disso.

Anselmo Gomes veste narciso de forma bem relapsa acreditando que isso possa tornar os ventos a seu favor ,enquanto Dener Borges faz questão de caprichar no visual como mais um atalho que possa trazer gente muito importante para os eu lado.

Anselmo Gomes engana a todos com uma certa inocência enquanto Dener Borges usa a inocência como malícia.

Mas, o mais importante em tudo isso é que ambos representam muito bem os charlatões,os ilusionistas,os mentirosos e todo o universo dos especialistas em fazer das pessoas   vitimas de seu narcisismo criando um enorme circulo de admiradores que se tornem seus fãs e fiéis seguidores onde eles, possam transformar tudo isso em riqueza,prestígio e poder.

E se Anselmo Gomes e Dener Borges mostram algumas diferenças na forma de interpretação, o mais bonito de tudo isso é que ambos sabem usar de toda sabedoria para mostrar um Narciso que no final da história reconhece a sua pequenez diante do criador quando no último instante vem a boca-de-cena e com eloquência grita para a plateia: Aplausos!Aplausos para Jesus!


PRESTIGIE !!!

CONGRESSO NACIONAL DE DRAMATURGIA

Neste congresso, 22 escritores e artistas experientes revelam as principais técnicas e ferramentas de escrita para você aprimorar o seu conhecimento sobre o funcionamento literário. Você se aprofundará na dramaturgia de diferentes gêneros para potencializar a sua criatividade. A DRAMATURGIA é uma técnica de escrita com o objetivo de representar a AÇÃO. No âmago da ação está o CONFLITO. E é nesta problematização que a CENA se apresenta e caminha para o seu desenvolvimento e desfecho possível.







4 coment�rios:

  1. Muito bacana isso Tony!A interpretação nos leva ao personagem mas o resultado como você disse é que os aplausos são para aquele é digno de toda honra: JESUS!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana isso Tony!A interpretação nos leva ao personagem mas o resultado como você disse é que os aplausos são para aquele é digno de toda honra: JESUS!

    ResponderExcluir
  3. Fico perplexo com a atuação tão diferente de vocês dois e como ambas alcançam o mesmo resultado.A empatia com o público.Vocês dois me deram um presentão.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.Ele será muito importante para nós.