LITERARTE LETRAS ! ARTE CULTURA E COMUNICAÇÃO

sábado, agosto 03, 2013

Filled Under:

Ator,espectador e cumplicidade.

Assim como o  espectador está para o ator também o ator deve estar estar para o espectador na busca de certa cumplicidade.O egoísmo do ator muitas da vezes cria uma distancia entre personagem e plateia em certos momentos fazendo-a tão ausente como se estivesse vazia ou não houvesse algum espetáculo em cena.

O espectador não é algo invisível ou mera criatividade do ator mas pode se tornar um personagem magnifico e contracenar ou não com ele.Quando o bom ator compreende isto,está a um passo dessa cumplicidade que certamente vai lhe render muito em sua atuação.



 Imagem " Como vencer na vida sem fazer força".


O que é essa cumplicidade?

Nada mais do que compreender que o espectador não está ali por um acaso mas alguma coisa o atraiu para assistir aquele espetáculo e a ideia de completar-se em cena é maravilhosa para o ator que não quer interpretar para o nada mas sim para alguém tão importante o quanto ele.

Entendendo que o espectador tem lá os seus anseios,busca suas respostas,vibra,rir ,aplaude e chora é também desanimador para o ator quando algum espectador sai de cena pois o que está diante dele não atende as suas expectativas.

Então o que fazer para manter um bom espectador na plateia?

A princípio também compreender que o melhor espectador é aquele que se sente ou se identifica com algum personagem e na sua viagem do momento faz parte da história que lhe está sendo apresentada.

O ator que sabe compartilhar uma cena não precisa de muito esforço ,um exibicionismo exacerbado para ganhar um público pois a sua forma inteligente de trata-lo traz em evidência essa cumplicidade que gera empatia entre ator e espectador e por fim admiração mútua

Bons amadores,péssimos atores.

Sabemos que existem muitos bons atores que vendem muitos espetáculos sem saírem do lugar e isso é fruto de certa confiança que muitos fãs depositam naqueles que admiram.Por esse motivo sempre existe a ideia de introduzir alguém famoso em espetáculos de amadores.

Isso nem sempre funciona porque existem famosos que também não tem essa cumplicidade com o público como também muitos não famosos que valorizam tanto a sua plateia que o seu nome em um cartaz é o suficiente para esgotar uma bilheteria.

Conheça Técnicas Lúdicas e atividades Interessantes que farão você pensar mais rápido e se divertir com sua família e amigos. Ebook muito especial com 15 Jogos Teatrais Muito divertidos e com um alto poder de desenvolvimento Para Jovens Artistas.


2 coment�rios:

  1. MUITO BOM ESTA REFLEXÃO!!! PODERIA ME PASSAR POR E-MAIL PARA QUE TROQUE UMA IDÉIA COM MEUS ALUNOS DE TEATRO,? (E-MAIL gilbertodalma@gmail.com / muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilberto,claro que sim.Será um prazer te enviar esse assunto e outros que
    compõem esta série sobre a cumplicidade entre atores e espectadores.Muito grato pelo seu comentário.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.Ele será muito importante para nós.