LITERARTE LETRAS ! ARTE CULTURA E COMUNICAÇÃO

sexta-feira, agosto 24, 2018

Filled Under:

Como criar seus próprios personagens ?


Como criar seus próprios personagens dentro de um monólogo?

Todo bom ator no exercício de um monólogo é também um descobridor de personagens pois sem a existência deles o ator passa a ser ele mesmo apresentando-se para uma plateia sem poder despertar no espectador nenhuma curiosidade. É a partir daí que o bom ator aprende a criar seus próprios personagens dentro de um monólogo mesmo quando está contando uma história onde o protagonista seja ele mesmo.

Como entender isso?

Entendemos um monólogo onde apenas um ator está em cena interpretando alguma coisa. Seja fazendo uma crítica, esboçando ideias sobre determinado assunto mas mesmo sozinho ele vive cenas onde outros personagens são mencionados dentro de tudo o que ele está dizendo. Mas como seriam esses personagens na cabeça do ator se ele nunca pudesse se entregar a um processo de criação onde o seu maior desafio é criar seus próprios personagens?



Como funciona esse processo de criação?

O ator tem toda a liberdade para criar seus próprios personagens dentro de um monólogo quando sente a necessidade de oferecer ao seu público um pouco mais de entusiasmo dando a ele a oportunidade de imaginar e exprimir sentimentos de ódio, amor, gratidão, desespero, coragem...

O ator que tem a facilidade em criar seus próprios personagens oferece a sua plateia o prazer de poder desenhar em sua mente aquilo que ele está dizendo ou aquela pessoa a qual ele está se referindo. Exercitando um monólogo, ele também acredita na sua criação e assim busca cumplicidade com a plateia na hora de esboçar seus próprios sentimentos.

Criador e descobridor

O exercício de um monólogo sempre vai passar pelas fases da leitura, análise do texto, descoberta ou criação de personagens. No cenário dos autores que escrevem monólogos existe aqueles que fazem questão de mostrar alguns personagens, como são e como dizem alguma coisa. Outros apenas escrevem o texto para dar a liberdade ao ator de criar ou o desafio de descobrir dentro desse texto os personagens ocultos.

O Curso “Astros em cena” é um exercício sobre monólogos, que oferece ao aluno iniciante no estudo das artes cênicas a possibilidade de exercitar o seu talento, apresentando dicas sobre leitura, analise, criação e descoberta de personagens. Contendo monólogos prontos é também um convite para montar e desmontar esse quebra cabeça na maravilhosa arte da interpretação.



0 coment�rios:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Ele será muito importante para nós.